19 novembro 2010

Inscrições 2011


Tudo que o Ponto de Partida faz é impressionante!
"A" Bituca é uma das coisas mais sérias criadas no Brasil  nos últimos anos.
Tem que se prestar atenção.
Milton Nascimento, "o"  Bituca

Bituca: Universidade de Música Popular
O que é
Uma escola livre, gratuita, que faz formação com caráter profissionalizante.

Como funciona
Os alunos trabalham com o processo de formação integral e construção coletiva, método há 30 anos usado pelo Ponto de Partida com enorme sucesso. Como nas corporações medievais, os aprendizes aprendem observando e trabalhando com seu mestre. Por isso, ao invés de professores acadêmicos, temos músicos em plena atividade profissional dividindo com os jovens artistas a sua experiência.
A Bituca trabalha com um repertório, como nas escolas de música erudita, porém voltado para a música brasileira, seus ritmos e compositores.
Os candidatos são selecionados para a prática de um instrumento e terão que frequentar todas as matérias complementares, exceto os aprovados para Engenharia de Som & Produção e Afinação & Restauração de Piano. Durante o período de formação serão oferecidas matérias e atividades opcionais.

Formação específica:
Violão - Gilvan de Oliveira
Baixo - Enéias Xavier
Flauta doce e clarineta - Guido Campos
Bateria - Lincoln Cheib
Saxofone - Cléber Alves
Piano e teclado - Felipe Moreira
Percussão - Serginho Silva
Canto - Babaya
Trombone e trompete - José Geraldo Fernandes

Formação complementar:
Musicalização pelo Método Kodaly - Ian Guest
Percepção musical - Felipe Moreira
Improvisação e criação - todos os mestres
Prática de conjunto - Gilvan de Oliveira e Cléber Alves
História da música - Gilvan de Oliveira
Preparação para o palco, produção, ética - Ponto de Partida

Cursos especiais:
Engenharia de Som & Produção - César Santos
Afinação & Restauração de Piano - George Boyd

Cursos de extensão para os alunos da Escola:
Leitura à primeira vista - Enéias Xavier e Lincoln Cheib
Piano complementar - Felipe Moreira
Prática de estúdio - Lincoln Cheib
Harmonia,  arranjo e música modal  - Ian Guest

Coordenação:  Gilvan de Oliveira e Felipe Moreira
Administração:  Eloiza Mendes

Para possibilitar o acesso de alunos de todo o Estado, as aulas são semanais. Numa semana: prática instrumental, na outra: formação complementar. A frequência é obrigatória.

Vagas
A Bituca: Universidade de Música Popular oferecerá 150 vagas. Só admitirá iniciantes para os cursos de flauta doce, piano, teclado e percussão.

Condições
Não é exigido dos candidatos nenhum grau de escolaridade específico, apenas talento. No entanto, a Escola é direcionada para quem quer profissionalizar-se e não para aqueles que têm a música como um hobby. Não há limite de idade. O ensino é gratuito.
Processo de seleção
Os aprendizes serão selecionados, entre todos os inscritos, numa audição na qual apresentará suas aptidões. Se for iniciante fará um teste preparado pela coordenação da Escola. Todos os inscritos serão avaliados pelos mestres e pelo Ponto de Partida, em fevereiro de 2011, em Barbacena. A partir do dia 7 de fevereiro os candidatos deverão acessar o site www.bituca.org.br  para  confirmar o dia e a hora de sua seleção.

Inscrições
De 9 a 27 de dezembro de 2010
Os candidatos poderão inscrever-se em Barbacena, na sede do Ponto de Partida, de 9h às 13h e de 14:30h às 18:30h. É preciso levar duas fotos 3x4.
Pela internet, no site www.bituca.org.br . Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, imprimi-la e enviá-la pelo correio, juntamente com duas fotos 3x4, em carta com A. R. (aviso de recebimento), para o Grupo Ponto de Partida, à Rua General Câmara, 11, sala 3, Barbacena-MG. CEP 36200-102.
O A.R. assinado e autenticado pelos Correios será o comprovante da sua inscrição. Só serão aceitas as inscrições com data de postagem até o dia 27 de dezembro.

Onde funciona a Bituca: Universidade de Música Popular
A Bituca: Universidade de Música Popular funciona desde 2004, em Barbacena, num dos prédios da Sericícola, primeira fábrica de seda do Brasil, cuja história se embaraça com a imigração italiana em Minas Gerais, 1888, com o desenvolvimento industrial do início do século, com o trabalho feminino no Brasil.
Esse prédio do século passado, abandonado há alguns anos, que corria risco de desabamento eminente, foi restaurado pelo Ponto de Partida, com a parceria do Fundo Estadual de Cultura, do CAPP - Clube de Amigos do Ponto de Partida e empresas. Nesse belíssimo casarão instalou-se a Bituca, totalmente equipada para atender às necessidades técnicas do seu funcionamento, inclusive com um piano de meia cauda e um estúdio, um dos mais modernos de Minas Gerais, oferecido para a prática dos alunos.
A Bituca atende também o coro dos Meninos de Araçuaí, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e seu Banco de Êxitos S.A.




informações :  (32) 33310348  .  33315803
www.bituca.org.br
www.grupopontodepartida.com.br




2 comentários:

JARDEL RODRIM disse...

Olá,
gostaria de esclarecer uma dúvida: a Bituca leva o nome de Universidade, mas é uma escola profissionalizante. Sua formação tem valor de ensino superior?
Abraço e parabéns!

Daniel disse...

Ja fiz a inscrição. Se tem valor de ensino superior ou não agora tanto faz. Se bem que tanto fazia antes da inscrição feita, posto que se entrar vou partilhar do conhecimento desses mestres. Agora é só esperar que no dia da audição eu não fique nervoso demais.